As inovações tecnológicas têm como principal objetivo facilitar o dia a dia das pessoas e servir como suporte para ações cotidianas. E, com indivíduos diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA) não seria diferente: os avanços recentes contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento dessas pessoas. E cada vez mais surgem tecnologia para autismo, ferramentas que ajudam na comunicação e desenvolvimento dos autistas.
Neste conteúdo, explicamos a importância das tecnologias para suporte de pessoas com TEA e apresentamos seis softwares e aplicativos que podem ser implementados no dia a dia, a depender da necessidade da pessoa autista. Continue lendo e saiba mais!
O que são tecnologias para suporte de pessoas com autismo?
As tecnologias de suporte para pessoas com autismo, também conhecidas como tecnologias assistivas ou tecnologias de apoio, são recursos digitais ou dispositivos físicos que visam:
- Ampliar a comunicação;
- Promover a autonomia;
- Facilitar a aprendizagem;
- Organizar a rotina e o comportamento;
- Estimular as habilidades sociais e sensoriais.
Ou seja: são uma forma de usar os avanços tecnológicos para oferecer maior suporte a pessoas neurodivergentes, facilitando a sua adaptação a diferentes contextos.
Leia também: Falta de vitaminas pode causar autismo?
Por que as tecnologias para suporte são importantes?
As tecnologias assistivas são uma alternativa interessante para quem precisa de suporte para ações cotidianas, funcionando como ferramentas que, além de diminuir os custos com o tratamento, também favorecem a:
- Participação social: Possibilitam que a pessoa com autismo se comunique, estude, trabalhe e se divirta em igualdade de condições.
- Individualização: Muitas soluções permitem ajustes finos (nível de linguagem, temas de interesse, intensidade sensorial) para atender ao perfil único de cada usuário.
- Coleta de dados: Apps gravam uso, acertos e dificuldades, fornecendo métricas objetivas para pais, professores e terapeutas definirem intervenções mais precisas.
- Custo‑benefício: Comparadas a terapias presenciais intensivas, várias ferramentas oferecem suporte contínuo por um investimento menor e podem complementar atendimentos clínicos.
Leia também: Tratamentos e medicamentos para o autismo: conheça os principais
Quais são as tecnologias que ajudam pessoas com autismo?
Confira, abaixo, seis tecnologias de suporte que podem ser usadas por pessoas diagnosticadas com o transtorno do espectro autista.
1. Matraquinha
O Matraquinha é um aplicativo de comunicação alternativa desenvolvido para auxiliar crianças e adolescentes com autismo a expressarem suas emoções e necessidades.
A partir de cartões com figuras que, ao serem tocadas, reproduzem uma voz correspondente, o app facilita a comunicação. Além disso, permite a personalização com fotos e frases do cotidiano do usuário, promovendo maior identificação e autonomia.
2. Fofuuu
A Fofuuu é uma plataforma que alia neurociência, fonoaudiologia e tecnologia para criar jogos interativos que estimulam a fala e a linguagem das crianças. Com uma abordagem lúdica, transforma exercícios terapêuticos em missões e brincadeiras, tornando o aprendizado mais divertido e eficaz. A plataforma oferece duas versões:
- Fofuuu Fono: Voltada para uso domiciliar, permite que pais e cuidadores acompanhem e participem ativamente do desenvolvimento da criança.
- Fofuuu Edu: Destinada a profissionais da saúde e educação, oferece ferramentas para personalizar atividades e monitorar o progresso dos pacientes, otimizando o processo terapêutico.
3. TalkBel
O TalkBel é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para auxiliar na comunicação de crianças com autismo. Através de recursos como transcrição de voz e sugestões de frases, o aplicativo torna a interação mais fluida e compreensível, adaptando-se às necessidades individuais de cada pessoa.
4. Story Creator
O Story Creator é uma ferramenta que permite às crianças contarem suas experiências por meio de desenhos, fotografias, vídeos, textos e áudios. Assim, facilita a comunicação com familiares e professores, possibilitando que pessoas com TEA se expressem de uma maneira confortável e segura.
5. Abraço
A Abraço é uma plataforma que otimiza a aplicação da Terapia ABA, promovendo integração entre famílias, terapeutas e escolas. Além disso, facilita o acompanhamento e desenvolvimento de crianças com TEA ao disponibilizar uma série de recursos acompanhamento do aprendizado e histórico de comportamentos.
6. Genial Care
A Genial Care é uma plataforma completa de cuidado para crianças com autismo e suas famílias. Além de oferecer atendimento clínico com equipe multidisciplinar, a empresa disponibiliza um aplicativo exclusivo para organizar e acompanhar o plano terapêutico da criança. Por meio dele, é possível visualizar metas, registrar o progresso, acessar orientações personalizadas e manter todos os envolvidos no tratamento conectados — pais, cuidadores e profissionais. Essa integração promove mais clareza, engajamento e consistência ao longo das terapias.
Bônus: Mais Alívio
O Mais Alívio é uma tecnologia de suporte ao paciente que tem como principal objetivo ser uma ferramenta de apoio completo na gestão do tratamento medicamentoso dos pacientes. Além de oferecer acolhimento e auxiliar na adesão do tratamento de forma consistente, ele também conta com uma série de benefícios, como:
- Gerenciamento da medicação, com lembretes de doses e detalhes sobre o medicamento.
- Monitoramento da saúde, com acompanhamento dos sintomas e sua intensidade, além de diário de bordo para registro dos acontecimentos que podem ser compartilhados com profissionais de saúde.
- Conteúdo informativo e confiável, disponibilizando artigos, vídeos e materiais educativos sobre o diagnóstico.
- Descontos exclusivos em farmácias parceiras.
Para saber mais, basta baixar o aplicativo de forma 100% gratuita e começar a aproveitar as vantagens.