Uso terapêutico da Cannabis: conheça os principais casos

O uso da Cannabis medicinal vem ganhando espaço nas discussões sobre saúde, mas ainda é marcado por uma série de estigmas e informações conflituosas. A sua aplicação terapêutica, no entanto, é comprovadamente benéfica para uma série de condições de saúde.

Neste artigo, explicamos como a Cannabis atua no organismo durante o tratamento das doenças e em quais diagnósticos ela é mais indicada. Apresentamos, ainda, os seus principais benefícios. Continue lendo para saber mais.

Qual é a função da Cannabis medicinal no tratamento de doenças?

A Cannabis sativa atua diretamente no sistema endocanabinoide, que regula uma ampla gama de processos fisiológicos, como a resposta do sistema imunológico, o apetite, o sono, a dor, o humor e o desenvolvimento neuronal. Nesse sentido, a sua principal função é auxiliar na regulação do corpo.

Com mais de 700 substâncias entre fitocanabinoides, terpenos e flavonoides, a Cannabis tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antieméticas e ansiolíticas. Por isso, pode ajudar no tratamento de  condições diversas, como doenças neurodegenerativas, dor crônica e artrite, ansiedade, dores do câncer e muito mais. 

A aplicação da Cannabis medicinal no tratamento de doenças pode variar de acordo com o quadro, o histórico médico e os sintomas do paciente. Nesse sentido, ela não será indicada para 100% dos casos, e só deve ser usada quando recomendada por um profissional médico. 

Para quais doenças e diagnósticos a Cannabis medicinal pode ser indicada?

A Cannabis medicinal pode ser uma alternativa no tratamento de diversas condições de saúde. Ainda assim, a opção por esse tipo de solução deve ser feita por um médico que já conheça o histórico de saúde do paciente e que leve em consideração as suas particularidades. 

Abaixo, você conhece os seis principais casos em que o uso da Cannabis pode ser indicado, bem como os seus potenciais benefícios. 

1. Dores crônicas

O tratamento com medicamentos à base de Cannabis se mostrou efetivo no controle de dores crônicas, como é o caso da fibromialgia, das dores oncológicas e das dores neuropáticas. 

O uso da Cannabis no tratamento da fibromialgia, por exemplo, auxilia na redução da sensibilidade à dor, uma vez que as substâncias da planta atuam no sistema nervoso central. 

Já no tratamento das dores de câncer, estudos mostram que o uso da Cannabis em formulações combinadas de THC e CBD pode auxiliar na redução da intensidade da dor. Recomenda-se, no entanto, que a Cannabis medicinal esteja associada a outros medicamentos. Observou-se ainda, nos casos oncológicos, uma melhora no enjoo e um aumento do apetite.

2. Epilepsia

O canabidiol (CBD), substância presente na Cannabis sativa, tem efeito anticonvulsivante comprovado. Por isso, recomenda-se o uso da Cannabis no tratamento da epilepsia para reduzir significativamente a frequência e a intensidade das crises.

O uso dessa substância, no entanto, também está ligado à melhora de outros sintomas relacionados à epilepsia, uma vez que promove um sono reparador e a melhora da alimentação, além de ter efeito ansiolítico. Dessa maneira, a Cannabis medicinal tem um papel abrangente na melhoria da qualidade de vida de pacientes epilépticos. 

3. Autismo

O uso da Cannabis medicinal para o tratamento de transtorno do espectro autista visa reduzir sintomas característicos, como a irritabilidade, as crises de agressividade e os distúrbios do sono. O canabidiol é uma substância que pode ajudar na regulação emocional e comportamental, promovendo mais equilíbrio para o paciente.

Estudos também mostram que a Cannabis pode ter efeitos positivos na concentração e na capacidade de interação social. Além disso, em alguns casos, há a diminuição da necessidade de múltiplos medicamentos, o que também contribui para a melhora da qualidade de vida. 

4. Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma condição progressiva de degeneração dos neurônios, que se manifesta a partir de sintomas motores e não motores. A opção pelo uso medicinal da Cannabis, nesse caso, leva em consideração os seus potenciais efeitos no alívio de tremores, rigidez muscular, dor e distúrbios do sono.

A Cannabis medicinal é uma opção terapêutica em doenças neurodegenerativas graças ao canabidiol (CBD) e o seu potencial para promover a proteção neural. Dessa maneira, embora ainda não haja evidências de que medicamentos à base de Cannabis interrompem o avanço do Parkinson, eles já são considerados efetivos para retardá-lo. 

5. Mal de Alzheimer

A Cannabis medicinal pode ser uma alternativa para o tratamento de diferentes tipos de demência, inclusive o Alzheimer. Pesquisas apontam para a sua efetividade  na redução de sintomas comportamentais e psicológicos, como agitação, agressividade e ansiedade. A Cannabis também ajuda a melhorar a qualidade do sono em idosos.

O uso de Cannabis no tratamento do Alzheimer é indicado principalmente devido ao potencial para promover a regeneração neural do canabidiol (CBD), o que pode retardar os avanços da doença. 

Além disso, a interação da Cannabis com outras substâncias não costuma ocasionar efeitos adversos graves, ao contrário do que acontece no tratamento medicamentoso convencional. Assim, promove maior qualidade de vida.

6. Ansiedade

Uma das principais aplicações da Cannabis medicinal é o controle da ansiedade, graças aos efeitos ansiolíticos do canabidiol. Com ela, é possível regular o humor, o sono e a resposta ao estresse, especialmente em quadros leves a moderados de ansiedade. Além disso, a substância não causa nenhum tipo de sedação ou dependência, o que não compromete a qualidade de vida. 

É preciso ter atenção, no entanto, à composição da substância. Doses altas de THC podem causar o chamado “efeito rebote”, aumentando os níveis de ansiedade. Nesse cenário, o acompanhamento médico e dos sintomas é indispensável.

Como o Mais Alívio pode ajudar?

O Mais Alívio é um programa de suporte ao paciente que tem como principal objetivo auxiliar pacientes e profissionais de saúde durante a sua jornada de tratamento. Se você já faz ou vai começar a fazer o uso terapêutico da Cannabis, nosso aplicativo pode te ajudar a:

  • Registrar sintomas e efeitos colaterais do tratamento, a partir do diário de bordo. Esses registros podem, depois, ser facilmente compartilhados com a sua equipe médica.
  • Aprofundar seus conhecimentos sobre o tratamento e seus efeitos, a partir da disponibilização de artigos e outros materiais educativos.
  • Economizar no tratamento, com os descontos exclusivos em medicamentos em farmácias parceiras.

Para saber mais, baixe gratuitamente o nosso aplicativo e tenha o cuidado de que você precisa na palma da mão!