O uso terapêutico da cannabis vem ganhando espaço no Brasil e no mundo, graças às evidências científicas sobre os seus benefícios no cuidado de diversas condições de saúde. Se você faz parte do grupo de pessoas que está começando um tratamento com cannabis medicinal, entender o que ele envolve pode te ajudar a sanar dúvidas e a saber como identificar pontos positivos e negativos.
O que acontece durante as primeiras semanas de tratamento?
Durante o início do tratamento com cannabis medicinal, o corpo passa por um período de adaptação. É comum que os efeitos do canabidiol (CBD) e do tetrahidrocanabinol (THC) sejam graduais e que, portanto, os pacientes apresentem pequenas melhoras na qualidade do sono, no controle da dor, na ansiedade e no bem-estar geral.
Também é comum apresentar alguns efeitos colaterais leves, como sonolência, alteração no apetite ou boca seca, principalmente para pessoas cujo tratamento envolve doses de THC. Os medicamentos à base de CBD, por outro lado, tendem a ser bem tolerados inclusive por crianças e idosos.
Como saber se o tratamento com cannabis medicinal está funcionando?
Para avaliar a eficácia do tratamento com cannabis, é fundamental prestar atenção no seu dia a dia. Ter um diário de bordo é uma forma simples de registrar sintomas e investigar melhor a sua evolução a partir do uso dos medicamentos à base de cannabis.
Os sinais de melhora podem variar de acordo com a sua condição de saúde. Pessoas que usam a cannabis para tratar a epilepsia, por exemplo, podem observar uma redução na frequência e na intensidade das crises. Já crianças que usam a cannabis para tratar o autismo podem ter uma queda nas crises de agressividade e uma melhora no sono.
Diminuição na dor e melhorias no humor também podem ser indicativos de que o tratamento está no caminho certo. Mas a forma mais eficaz de entender esses avanços é conversando com o seu médico regularmente.
Como saber se preciso aumentar a dose de cannabis medicinal?
A prescrição médica de canabidiol no Brasil segue o princípio de começar com doses baixas e aumentá-las se e quando necessário. Isso se dá porque cada organismo responde à sua maneira ao tratamento com cannabis medicinal, seja ele baseado em CBD, THC ou fórmulas equilibradas.
Caso você não esteja sentindo nenhum tipo de melhoria com o tratamento, o ideal é conversar com o seu médico. Alguns sinais que indicam que é hora de reavaliar o tratamento são, além da ausência de melhora:
- Efeitos adversos persistentes, como boca seca, enjoo, sonolência excessiva etc.;
- Dúvidas sobre a administração ou sobre a resposta do organismo;
- Mudança no quadro clínico, com piora de crises, de sintomas ou do bem-estar em geral.
Dessa forma, o seu profissional de saúde de segurança pode suspender o uso do medicamento, pensar em outras formulações ou ajustar a dose conforme os seus sintomas, efeitos percebidos e objetivo do tratamento.
Lembre-se que o acompanhamento médico é parte fundamental do sucesso terapêutico, especialmente porque o acesso à cannabis medicinal no Brasil ainda exige atenção à regulamentação da Anvisa.
Como o Mais Alívio pode ajudar?
O Mais Alívio é um programa de suporte ao paciente que tem como objetivo ser uma ferramenta de cuidado tanto para pacientes, quanto para profissionais de saúde. Se você vai começar ou já faz tratamentos para doenças crônicas ou com cannabis medicinal, nosso aplicativo pode te ajudar a:
- Manter um registro dos seus sintomas e das suas respostas aos tratamentos, com um diário de bordo que pode ser compartilhado com a sua equipe médica.
- Ter acesso a conteúdos seguros e confiáveis sobre a sua condição de saúde, tratamentos e potenciais efeitos colaterais, te ajudando a navegar esse processo com mais clareza.
- Economizar na compra de medicamentos, inclusive a cannabis medicinal, a partir de descontos exclusivos com farmácias parceiras.
E muito mais. Baixe o nosso aplicativo de forma totalmente gratuita e tenha o cuidado de que você precisa na palma da mão! Se você tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe:
- E-mail: acolhimento@maisalivio.com
- WhatsApp: (31) 99073-3933