A gestão de medicamentos diz respeito ao conjunto de práticas que devem ser adotadas para a organização, o armazenamento, o controle de uso e o descarte correto das substâncias usadas durante um tratamento medicamentoso. Assim, realizá-la de maneira adequada é uma forma de diminuir os riscos à saúde.
Neste conteúdo, você entende melhor o que é a gestão de medicamentos e como realizá-la em casa. Desse modo, passa a saber direitinho quais cuidados deve ter para que o resultado do seu tratamento não sofra nenhum impacto negativo.
Qual é a forma correta de armazenar medicamentos?
Quando falamos em gestão de medicamentos, uma das principais dúvidas é a forma adequada de armazenar essas substâncias. E a verdade é que ela varia conforme o tipo e a forma farmacêutica (comprimido, líquido, pomada, etc.).
No entanto, algumas orientações gerais valem para a maioria dos casos. São elas:
- Atenção à temperatura adequada: A maioria dos medicamentos deve ser mantida em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), longe de fontes de calor. Há substâncias, por outro lado, que exigem refrigeração e devem ser guardadas entre 2°C e 8°C — nesse caso, você pode mantê-las na prateleira central da geladeira, mas nunca na porta.
- Opte sempre por ambientes secos e protegidos da luz: Evite guardar remédios no banheiro ou na cozinha, onde há maior variação de temperatura e umidade. Prefira locais frescos e secos, como gavetas ou armários no quarto.
- Não descarte a embalagem original: Sempre mantenha o medicamento em sua embalagem original, que protege da luz e traz informações importantes, como lote, validade e modo de uso.
- Mantenha medicamentos longe do alcance de crianças e animais: Como crianças e bichinhos podem ser mais curiosos e não têm capacidade para identificar substâncias perigosas, o ideal é manter os medicamentos bem armazenados e fora de alcance. Segurança sempre em primeiro lugar!
Onde guardar cada tipo de medicamento?
Como explicamos, a forma correta de armazenamento e gestão dos medicamentos vai depender do seu tipo. Na tabela abaixo, você confere como guardá-los corretamente:
Tipo de medicamento | Onde e como armazenar | Evitar |
Comprimidos e cápsulas | Em local seco, fresco e protegido da luz. De preferência, na embalagem original. | Ambientes muito escuros, quentes ou com variação de umidade, como porta-luvas, bolsas e banheiros. |
Líquidos (xaropes, gotas) | Após abertos, o melhor é seguir as instruções da bula. Lembre-se de que alguns precisam ir para a geladeira, outros não. | Ambientes muito quentes. Para aqueles que precisam ser refrigerados, manter fora da porta da geladeira. |
Pomadas e cremes | A maioria deve ser mantida em temperatura ambiente e em local seco, mas alguns podem exigir refrigeração. Por isso, leia o rótulo! | Ambientes muito quentes ou úmidos. No caso de refrigeração, evitar variações de temperatura. |
Injetáveis e insulin
a |
De modo geral, devem ser armazenados em locais refrigerados, como a geladeira. Se for necessário o transporte, use uma bolsa térmica. | Variações de temperatura e ambientes mais quentes do que o recomendado na bula. |
Posso guardar medicamentos na geladeira mesmo que a bula não indique?
Não. O ideal é sempre seguir as orientações da bula, para evitar degradação do princípio ativo, perda de eficácia e alterações na biodisponibilidade do medicamento. A refrigeração inadequada, por exemplo, pode danificar a fórmula do medicamento e afetar a eficácia do tratamento.
Posso usar medicamentos que já passaram da validade?
Não. O uso de medicamentos vencidos não é aceitável em nenhum caso. Afinal, além de menos eficaz, ele pode causar efeitos colaterais não contemplados pela bula.
Caso você note que tem medicamentos vencidos em casa, o correto é fazer o descarte em pontos de coleta indicados por farmácias ou postos de saúde.
Posso cortar ou partir um comprimido ao meio?
Depende. Cortar o comprimido pode ser seguro em alguns casos, como no caso de medicamentos simples (sem revestimento), que não possuem liberação controlada ou que já vêm marcados com um sulco, indicando onde o corte deve acontecer.
Por outro lado, alguns comprimidos têm revestimento entérico ou liberação prolongada e não podem ser cortados sob nenhuma hipótese. O corte pode ocasionar uma divisão desigual do princípio ativo, alterações na absorção do medicamento e até a sua deterioração.
Mas lembre-se: mesmo nos casos em que cortar o comprimido é permitido, há maneiras certas de fazer isso. Evite o uso de facas.
Preciso respeitar o intervalo entre medicamentos diferentes?
Sim. Alguns medicamentos podem interagir entre si e causar efeitos indesejados, então é fundamental esperar um intervalo entre as doses — a menos que o seu médico tenha indicado que ambas as medicações podem ser tomadas juntas.
Em caso de dúvida, pergunte ao profissional de saúde que te acompanha ou ao farmacêutico sobre o tempo ideal entre as doses.
Como o Mais Alívio pode ajudar na gestão de medicamentos?
O Mais Alívio é um programa de suporte ao paciente que tem como principal objetivo funcionar como um apoio no tratamento de diferentes condições de saúde. A partir do nosso aplicativo, totalmente gratuito, pacientes têm acesso a uma série de benefícios exclusivos que auxiliam na gestão dos medicamentos. São eles:
- Gerenciamento de medicamentos: É possível cadastrar os medicamentos prescritos, organizar os horários de cada um deles, registrar as doses indicadas e receber alertas para não esquecê-los.
- Acompanhamento de sintomas: O paciente tem acesso a um diário de saúde, onde pode registrar seus sintomas, como ele se sente, se houve melhora ou piora etc. Em seguida, pode compartilhar essas anotações com seu médico.
- Controle de estoque: O aplicativo do Mais Alívio também envia alertas quando você está perto de ficar sem medicação. Assim, consegue te ajudar a se organizar e evitar a interrupção do tratamento.
Quer saber mais? Baixe o nosso aplicativo na sua loja de apps e tenha acesso ao cuidado que você precisa na palma da mão!